ASSASSINATOS 2020
JANEIRO
1 - Jennifer Ávila - 35 anos - Mazatenango, Suchitepéquez (Guatemala) - 01/01/2020
Jennifer Ávila, uma transexual de 35 anos, foi abusada sexualmente e apedrejada até a morte. Seu corpo foi encontrado por bombeiros voluntários em 1º de janeiro na 4ª avenida, Colonia Obregón, no município de Mazatenango, a 160 km da capital da Guatemala. O corpo de Jennifer entrou no Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inacif) às 14h42 e, de acordo com a autópsia, ela morreu de um trauma craniocerebral, confirmou Mirna Zeledón, porta-voz do Instituto. Ele tinha sinais de tortura e violência sexual.
2 - Selena Peixoto - 37 anos - Dilermando de Aguiar, Rio Grande do Sul (Brasil) - 01/01/2020
Uma mulher trans foi morta a tiros na noite desta quarta em Dilermando de Aguiar. Conforme a Polícia, a vítima é Selena Peixoto, de 37 anos. O companheiro da vítima afirmou que ela havia sofrido derrame. Entretanto, foram constatados ferimentos de bala na perna e no pé. Após isso, o homem mudou a versão e afirmou que os dois estavam em casa, e um carro parou em frente à residência. Selena foi chamada pelo nome e saiu da casa.
3 - Andreza Henrique - aproximadamente 20 anos - Curitiba, Paraná (Brasil) - 05/01/2020
O corpo encontrado no Rio Barigui na tarde do dia 05/01, no bairro Campina do Siqueira, em Curitiba, é da transexual Andressa. A informação foi confirmada pelo Instituto Médico Legal de Curitiba. Andressa estava desaparecida desde o dia 31 de janeiro.
4 - Não identificada - Fortaleza, Ceará (Brasil) - 06/01/2020
Uma travesti foi assassinada a tiros na rua do Rosário, no Centro de Fortaleza. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (6). De acordo com a Polícia Militar, a travesti, que estava sem identificação, foi ferida por disparos de arma de fogo na cabeça. A vítima fazia programas na região. Agentes do 5º Batalhão da Polícia Militar realizam buscas para tentar identificar o suspeito e a motivação do crime.
5 - Brenda Landázury - 24 anos - Bogotá (Colômbia) - 07/01/2020
Uma das versões sugere que Brenda, cabeleireira, em 31 de dezembro, usava um de seus trajes mais elegantes para receber o ano e deixou sua casa localizada no bairro de El Tesoro, em Ciudad Bolívar, para receber o ano novo no bairro de Santa Fé. A vítima e seus amigos decidiram partir para a parte oriental do setor. Brenda assumiu a liderança e, quando se aproximou da 23rd Street com a corrida 14, uma pessoa estranha bloqueou o caminho de Brenda e começou a insultá-la. Segundo as versões, o criminoso a culpou por algo e imediatamente uma briga se formou no meio da estrada. A disputa durou vários minutos e, de um momento para o outro, com um descuido da vítima, o sujeito pegou uma faca afiada e a enfiou no peito de Brenda, que caiu pesadamente no chão no meio de uma poça de sangue. A vítima ficou internada e veio a falecer no dia 07.
6 - Jussara rios - aparentemente 40 anos - Curitiba, Paraná (Brasil) - 11/01/2020
Uma transexual foi assassinada a tiros na madrugada deste sábado (11) na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba. A vítima estava em um pensionato, quando um homem pediu para se hospedar no local e entrou. A vítima que é proprietária do pensionato, franqueou a entrada do atirador para que ele se hospedasse e logo após entrar, o algoz sacou um revólver e efetuou vários disparos.
7 - Vitória dos Santos - 19 anos - Recife, Pernambuco (Brasil) - 06/01/2020
O corpo de Vitória foi encontrado na rodovia BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, nos arredores de Ibura. Ela levou um tiro no pescoço.
8 - Sara - Rio de Janeiro, RJ (Brasil) - 09/01/2020
A vítima segundo informações do Grupo Forum TTRJ foi assassinada a tiros.
9 - Não identificada - Jaú, São Paulo (Brasil) - 11/01/2020
Corpo de transexual encontrado mutilado, com sinais de violência, marca de tiros na cidade de Jaú, São Paulo.
Fonte: PGM
10 - Paulinha - 24 anos - Deodápolis, Mato Grosso do Sul (Brasil), 13/01/2020
Uma travesti de 24 anos, identificada como Paulinha foi assassinada a facadas em uma lanchonete no distrito de Lagoa Bonita, no município de Deodápolis. A vítima teria tentado fugir, mas acabou caindo e morrendo no local. Em depoimento, testemunhas relataram que Paulinha estaria no local comendo pastel, quando um homem chegou pelas costas da vítima e a atacou com golpe de faca. Ela caiu, tentou levantar para fugir, mas foi novamente atacada pelo criminoso com mais um golpe.
11 - Hans Acevedo - 46 anos - Cidade da Guatemala (Guatemala), 09/01/2020
Dois ataques armados ocorreram quase simultaneamente na quinta-feira à tarde na zona 6 da cidade. Uma delas morreu e a outra foi transferida pelos Bombeiros Voluntários para a emergência do Hospital General San Juan de Dios. Segundo informações preliminares, o ataque foi direcionado a vendedores de vísceras de carne bovina que teriam rejeitado um telefone celular que supostos extorsionistas queriam entregar. A pessoa falecida é Hanss Acevedo, 46, que estava dentro de um picop preto.
12 - Ana Clara Lima - 38 anos - Brasília, Distrito Federal (Brasil), 17/01/2020
Uma mulher transexual, de 38 anos, foi morta com uma facada na barriga na madrugada desta sexta-feira (17), na Asa Norte, em Brasília. Segundo a Polícia Civil, a vítima é garota de programa e foi atacada por um cliente "em fúria". A mulher foi identificada como Ana Clara Lima e era conhecida como Júlia. Ela morreu no próprio carro enquanto tentava chegar no Hospital de Base para pedir ajuda – a cerca de 6 km do local. O crime ocorreu na 509 Norte, por volta das 2h.
13 - Fabíola - Salvador, Bahia (Brasil), 16/01/2020
Uma travesti conhecida como Fabíola foi morta de forma covarde na madrugada de quinta-feira (16/01), na Sete Portas, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 2h, na Rua Heitor Dias. De acordo com a fonte do Informe Baiano, ela morava na localidade do Pela Porco e era uma pessoa de bem. Populares relataram que ela estava “no pistão fazendo programas” quando foi surpreendida por um motociclista, que disparou um tiro em seu rosto. Fabíola ainda foi socorrida por policiais militares para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.
14 - Briyit Michelle Alas - 21 anos - San Salvador (El Salvador), 16/01/2020
O corpo de uma mulher foi encontrado sexta-feira no setor da Ponte Urbina, entre as colônias de Santa Margarita, a zona fronteiriça de Cuscatancingo e Ciudad Delgado, ao norte de San Salvador. Os médicos forenses explicaram que a menina foi cerca de 10 horas depois de sua morte, que recebeu pelo menos cinco impactos de balas, mas não detalhou se a vítima foi morta no local ou se a cena foi usada apenas para deixar o corpo.
15 - Não identificada - 27 a 30 anos - Tarímbaro, Michoacán (México), 15/01/2020
Uma [mulher trans] cheia de balas foi encontrada ao lado da Plaza de Toros, na capital municipal de Tarímbaro. As autoridades policiais mencionaram que, durante a manhã de quarta-feira, algumas pessoas encontraram a vítima, que estava deitada ao lado da praça. Ela era de pele branca, tinha cabelos castanhos encaracolados e tinha uma constituição média e entre 27 e 30 anos; ela usava meia-calça marrom, blusa fúcsia, jaqueta rosa e botas cinza com lantejoulas.
16 - Leticia - 17 anos - Boa Vista, Roraima (Brasil), 19/01/2020
Letícia, travesti, tinha apenas dezessete anos. Depois de ser assassinada, foi colocada em um saco de estopa e jogada num terreno baldio da Zona Oeste de nossa cidade. Apesar de muito jovem e cheia de vida, Letícia já tinha conhecido a violência e a prostituição e sua história trágica repete a história de milhares de pessoas TRANS. A condição em que seu corpo foi encontrado pode sinalizar mais um crime de ódio, a exemplo de tantos que vêm sendo cometidos contra travestis na história do Brasil.
17 - Morgana Ribeiro - 37 anos - Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil), 20/01/2020
Uma mulher trans foi encontrada morta na tarde desta terça-feira em Santa Maria. A vítima foi identificada como Morgana Claudia Ribeiro, 37 anos. De acordo com a Polícia Civil, o corpo da vítima foi localizado pela mãe por volta das 14h30min desta terça em uma casa na Rua La Paz, na Vila Cerro Azul, Bairro Chácara das Flores. A suspeita é de que o crime teria ocorrido na madrugada de domingo. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), e o laudo irá determinar a causa da morte.
18 - Bruna Oliveira - 23 anos - Natal, Rio Grande do Norte (Brasil), 26/01/2020
Uma travesti foi assassinada a tiros na noite deste sábado (26), por volta das 19h30, na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu no pátio do Centro Clínico do Conjunto Santa Catarina. A vítima foi baleada atrás de um caminhão que estava estacionado no centro de saúde. Segundo a Guarda Municipal de Natal, pelo menos três tiros foram ouvidos pelo vigia do centro. O profissional afirmou que antes dos disparos, ouviu uma gritaria, mas não conseguiu ver quem atirou.
19 - Wedylla Brenner Darack - 25 anos - Rolim de Moura, Rondõnia (Brasil), 30/01/2020
Uma travesti de 25 anos foi morta com uma facada no peito, na madrugada desta quinta-feira (30), em uma rua de Rolim de Moura (RO), região da Zona da Mata. A vítima, identificada como Wedylla Brenner Darack, morreu antes da chegada do Corpos de Bombeiros. Nenhum suspeito do crime foi preso. De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi acionada para comparecer na rua Maracatiara, no bairro Cidade Alta, pois havia uma pessoa esfaqueada e gritando por socorro. Quando os policiais chegaram, encontraram a travesti caída no meio da rua. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou a vítima já estava sem sinais vitais.
20 - Mari de Bastos - 37 anos - Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso (Brasil), 27/01/2020
A vítima desapareceu dia 08 de janeiro. Três homens foram presos na tarde de sexta-feira (24), suspeitos de matar [mulher trans] Mari de Bastos Lima, 37, desaparecida há 16 dias em Santo Antônio do Leverger. Neste ponto, estão sendo tomadas medidas para localizar o corpo de Maria. Segundo informações, um dos detidos já disse que os outros dois enterraram o corpo da vítima e indicaram o local. No entanto, os três negam a responsabilidade pelo crime.
21 - Hilary - 22 anos - Neiva, Huila (Colômbia) - 18/01/2020
Às quase 22h do último sábado, 18 de janeiro, Hilary Medina, uma mulher trans de 22 anos, estava com outra jovem trans na esquina de uma farmácia no centro da cidade de Neiva (Huila), quando chegaram dois indivíduos de moto e sem dizer uma palavra, disparou indiscriminadamente contra as duas mulheres.
22 - Shakira Pérez Méndez - 27 anos - Chilpancingo, Guerrero (México) - 21/01/2020
Na terça-feira à noite, dia 21, Shakira foi morta a tiros dentro de um bar localizado no bairro de Los Angeles e em frente às instalações da Feira de San Mateo, Natal e Ano Novo em Chilpancingo. Dois indivíduos chegaram no bar onde ela estava e depois de alguns minutos atiraram contra ela.
23 - Sem identificação - 20/25 anos - Robledo, Medellin, Antioquia (Colômbia) - 22/01/2020
O corpo da vítima foi encontrado em uma via pública perto de uma ponte. Ela foi esfaqueada várias vezes.
24 - Sem identificação - Campo Bom, Rio Grande do Sul (Brasil) - 24/01/2020
O corpo da vítima, que ainda não foi identificado, foi localizado pela polícia no início da manhã desta sexta-feira, 24. Há sinais de enforcamento, pois a vítima tinha um cinto amarrado no pescoço.
25 - Sem identificação - García, Nuevo León (México) - 28/01/2020
O corpo de uma pessoa foi encontrado com traços visíveis de violência em García. Uma fonte policial informou que o corpo estava embrulhado em um cobertor vermelho.